Cheio de energia, amante das artes, de fácil convivência e bem relacionado, Luciano Itaqui chegou em Joinville para movimentar arte e artistas não só da cidade que adotou, mas de toda a região.
Abaixo segue sua trajetória artístico-cultural que inicia na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.
Que se abram as cortinas do palco da vida para que Luciano se apresente não só aos amantes das artes, aos fazedores de artes, mas que seu palco atinja infinitos públicos!
Luciano Itaqui, nome artístico de Luciano Santos dos Santos, traz em seu nome, o amor e respeito pela sua cidade natal, nascido na longínqua Itaqui, região oeste do Rio Grande do Sul, fronteira com a Província de Corrientes/Argentina.
Iniciou sua trajetória artística aos 13 anos atuando em companhias de Teatro. Participou de diversos espetáculos e importantes festivais de teatro. Tem em seu currículo participações como ator e diretor em textos de Samuel Beckett (Fim de Partida), Chico Buarque (Os Saltimbancos), Plínio Marcos (Navalha na Carne), Fernando Arrabal (Pic Nic no Front), entre outros. Grande parte de suas encenações são de textos que falam sobre a condição humana, sempre levantando questões políticas e sociais, sendo premiado em festivais como:
Em 15 anos de atuação teatral, conquistou mais de 60 premiações.
Como Produtor Cultural, esteve na coordenação e produção de algumas edições do FIT (Festival Itaquiense de Teatro), da Semana da Cultura, do Dia Mundial do Teatro na Fronteira Oeste e Saraus Literários. Também criou a 1ª Mostra Cultural Independente de Itaqui e foi diretor do GUT Encena Arte, Grupo de Teatro da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.
Em Joinville, município onde reside desde 2015 inseriu-se no mundo das artes visuais. Fez parte da AAPLAJ (Associação de Artistas Plásticos de Joinville) e é integrante da Confraria das Artes de Joinville. Criou o Blog de Exposições em Joinville, integrou a equipe do site Arte na Cuca e apresentou o Programa É Arte na TV King’s.
Para ampliar seu conhecimento nas artes visuais buscou conhecimento na área e formou-se em História da Arte pela Escola de Artes Fritz Alt, mesmo local onde cursou Cerâmica. Atualmente é acadêmico de Artes Visuais no Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Esse envolvimento com as artes visuais levou Luciano a tornar-se curador. No seu currículo coleciona muitas exposições como:
A Força de Ser Mulher, Exposição Coletiva com 17 artistas: Andressa Corrêa, Cleonice Bertoncello, Denise Schlickmann, Eliane Day, Gleici Kannenberg, Luciane Klemm, Roseli Ritzmann, Regina Marcis, Miriam da Rocha, Márcia Camargo, Marcia Lepage, Rosi Costah, Sol Prata, Malu Rodrigues, Renata Lepage , Tenessee Liz e Linda Poll.
Como o mundo gira e os artistas precisam se movimentar, Luciano tem novos projetos em andamento:
Agradecemos a essa pessoa que acende a luz da nossa criatividade e nos coloca para trabalhar! Luciano, sabedor disso, organiza exposições para mostrar o produto do profissional das artes.
Sim, arte é trabalho, é suor e lágrimas, é estudo (muito estudo, muito mesmo), é ciência e também intuição, é satisfação, é profissão.
Luciano conhece bem esse caminho!
Miriam Aparecida da Rocha Joaquim
Prof. História da Arte
Arteterapeuta
Escritora
Curadora