O sol e o ser é uma obra que contempla inúmeros poemas guiados pela ideia de que há, em cada ser, uma essência e deve ser perseguida até o último dia. A poesia de Vanda Nascimento transcende a natureza do olhar, do ver, é pura contemplação, é estado de plena sintonia com o todo, de onde vem o que escreve. A palavra escrita é intuitiva e dá sentido à existência, seus poemas traduzem a busca pelo conhecimento de si, do mundo, das coisas.
O ser somos nós, cada um de nós, aqui e agora, sedentos de sol. O sol é a luz que sacia a sede do espírito. Há uma espécie de filosofia do ser, versada e ritmada sob a luz deste sol. Neste sentido, o sol é uma entidade metafísica e a luz, por sua vez, é a chama interior de cada ser. O sol, na poesia de Vanda Nascimento, é o fio que tece, suavemente, seus poemas, a maioria deles colhidos nos campos do entardecer. É visível o caminho da iluminação traduzido em seus versos. É poesia para quem busca a leveza e a plenitude da vida na luta diária do existir.
Confira um dos Poemas do livro “O Sol e o Ser”
Mar de girassóis
Veemente é o momento
em que o coração toma forma de barco
e sabiamente hasteia as velas da alma
ao entender que o mar de girassóis é um chamado.
Lá longe, bem longe,
há uma arca cheia de moedas de ouro
escondida na sombra do maior dos girassóis,
à espera de seu verdadeiro dono
o navegador de ventos sustenidos e bemóis.
Ó, mar de girassóis, mágico oceano de pétalas,
o mistério dos teus sóis nos empresta?
Havemos de compor, lindas loas ao sol
e assim que ele se pôr, e romper o céu
para copular com a noite,
içaremos, mais uma vez, as nossas velas
e não descansaremos, até ancorar o coração
em um magnífico Mar de estrelas.
Vanda Nascimento é professora e poeta de Joinville SC. Nasceu em Pinhalzinho SC no ano de 1974. Em 1996 mudou-se para Joinville para estudar. Atualmente atua como alfabetizadora no município de Joinville, na escola pública. Tem dois livros publicados. Em 2018 publicou o livro Eucossistema, com a editora Chiado Books, uma coleção de poemas líricos conectados com diversas consciências poéticas de natureza transcendental. Recentemente publicou o livro O sol e o ser, editora Viseu. Seus poemas revelam, com frequência, a busca interior, o conhecimento de si.
Lançamento com sessão de autógrafos:
Dia 10/06 ás 10 horas e ás 19 horas.