Search
Close this search box.

MATÉRIAS

Novas exposições reúnem fotografias e objetos no Instituto Juarez Machado

Nossa capital estará bem representada nas duas novas exposições que foram inauguradas no sábado 6 de novembro nos pavilhões do Instituto Internacional Juarez Machado. A curadoria de ambas as mostras é de Lucila Horn que também atua como artista, educadora e produtora. As duas exposições, segundo o responsável pela programação de eventos e diretor artístico do Instituto sediado em Joinville, gestor cultural Edson Machado, sintetizam a diversidade de conteúdos gerados pelas artes catarinenses, enriquecem o intercâmbio dos artistas pelas cidades do Estado e visam lembrar o Dia Nacional da Cultura comemorado em 5 de novembro.

O destaque é para a individual intitulada Jardim Translúcido da artista florianopolitana Adriana Füchter, que apresenta o resultado da pesquisa que desenvolve desde 2019 com objetos tridimensionais, onde dialoga com a beleza e a fragilidade da natureza. As obras são objetos totêmicos que representam plantas ficcionais, troncos, cachos e frutos de um jardim quase mágico, criado por apropriação de peças decorativas que a artista adquiriu a partir de leilões, antiquários, brechós ou doações de conhecidos. Sugerem uma natureza simbólica construída com peças vidro, areia sílica, cristais, óxido de chumbo, soda e cal, e o conjunto de sutilezas de texturas compõe a exposição/instalação.

A outra exposição leva o título de "FOTOgrafias" e é uma coletiva fotográfica com participação de 30 artistas do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte -NEFA, com sede em Florianópolis, e apresenta um recorte da fotografia contemporânea realizada em Santa Catarina. Os expositores são: Amanda Loch, Ana Sabiá, Ana Soukef, Adriana Füchter, Betinha Trevisan, Beto Castro,Luciana Petrelli, Lucas Flygare, Luís Paganelli, Lucas Correia,Lucina Horn, Catarina Rüdiger, Cleusa Berradi Müller, Cristina Rosa, Daniel Machado, Diorgenes Pandini, Dirce Körbes, Eduardo Beltrame, Flávio Fernandes, Jesse Santiago, Marcelo Fernandes, Marcus Dutra, Maria Luiza Summienski, Murilo Ponchielli, Paloma Gomide, Patrícia Vieira, Ro Cechinel, Soninha Vill, Zé Ronconi, Zeila Sardá. As obras expostas abordam temas narrativos e suas linhas de interação social, filosófica e política.

Serviço:

O que: abertura das exposições Jardim Translúcido e

FOTOgrafias

Quando:  até o dia 19 de fevereiro de 2022

Visitação: de terça a sábado das 9 às 18 horas.

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado

Endereço: Rua Lages, 994 América Joinville, SC

Ingresso: inteira R$10,00 / meia-entrada R$5,00 Gratuito na abertura e para grupos escolares (mediante agendamento e disponibilidade), toda quarta-feira, e para quem vier de bicicleta.

Contato: 47 30333036

WhatsApp (47) 99674-6720
Enviar via WhatsApp