Marc In 33
Uma exposição que reflete a atualidade e uma oportunidade para conhecer a produção da carreira do artista visual Marc Engler.
Nascido em Rio Negrinho, em 1979, Engler é filho de pai artista e mãe comerciante. Teve uma vida dedicada ao varejo de moda, chegando a executivo de contas na área comercial de uma multinacional em São Paulo. Seus trabalhos manipulam e editam a imagem fotográfica para fazer referência ao consumo como satisfação das necessidades, uma crítica à industrialização dos desejos e aos impactos sociais e ambientais desse processo.
A forma do cubo virou seu referencial, uma alusão a um pensar fechado, induzido, onde o indivíduo deixa de pensar por si e é guiado por forças que conduzem seus interesses. Hoje é membro e conselheiro da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ) e tem participado de exposições coletivas e individuais com sete individuais, entre elas, Selva Ltda e Consumoque Vol.II no Museu de Arte de Joinville e quase duas dezenas de coletivas.
Na exposição Marc In 33 reflete sobre a origem da verdade, onde nos deparamos com uma realidade perturbadora da vida moderna: a vontade não nasce mais dentro do ser humano; nasce fora e é implantada meticulosa e vagarosamente dentro de cada pessoa. O homem perde o status de ser inteligente e pensante para servir a interesses por vezes perturbadores.
Um processo de conformidade, um pensar induzido que é tido como realidade, uma prisão invisível que vivemos na atualidade. Tal comportamento desencadeia impactos importantes em nossa sociedade, trazendo questões entre o que somos e o que buscamos, por vezes sem levar em conta a influência e responsabilidades que temos com o meio ambiente e com o todo.
A humanidade sente a necessidade de enquadrar todos os aspectos da vida em conceitos fechados, ignorando possibilidades e inibindo uma visão mais ampla sobre as coisas. Com seus cubos, Marc revela o lado orgânico da vida onde a capacidade de pensar e a consciência despertam para relações sincronizadas com o respeito à natureza e aos indivíduos.
Uma busca de empatia e altruísmo para uma sociedade melhor, através de argumentos que só a arte pode propor. Na nova sala de exposição da Galeria 33 o espectador se depara com uma cronologia da carreira de Marc Engler, onde o artista apresenta sua produção artística, passando por obras da série Selva Ltda, Consumoque, Fluxos e demais obras importantes que representam o artista até 2020, além de obras inéditas da sua nova série Surto, uma religação e introspecção onde o artista se expressa de forma visceral e intuitiva, todos os sintomas como, medo, angústia, falta de informação e raiva, causados pelo surto pandêmico referente ao Covid-19.
Sem perder sua referência, Marc transcende a fotografia e pinta seus cubos sobre papel, tela e páginas de revistas, estas que deveriam trazer informação, mas que por vezes trazem manipulação.
O que: Exposição Marc In 33
Onde: Galeria 33, R. Bento Gonçalves, 33 Glória – Joinville
Quando: Até 10.07.2021
Horário: Devida a pandemia as visitas devem ser agendadas com a galeria ou artista @marcengler ou @33galeria.