Evento reúne os curadores da exposição “Abre Alas”, que vai até março na Galeria 33
Você sabia que o Carnaval de Joinville tem uma história rica e fascinante, repleta de tradições, desafios e reinvenções? A oportunidade de conhecer mais sobre essa trajetória será com a palestra “Abre Alas – O Carnaval de Joinville entre Arte e História”, que será ministrada por Jean Smekatz e Katiana Machado no próximo sábado (25), às 16h, na Galeria 33. Eles são curadores da exposição “Abre Alas: Carnaval”, que explora o Carnaval como um fenômeno histórico, social e artístico e fica em cartaz até março na própria galeria.
Jean e Katiana vão compartilhar detalhes exclusivos sobre o processo curatorial da exposição, além de abordar a relação entre arte, memória e cultura no Carnaval. O Carnaval joinvilense ao longo das décadas; a influência do contexto histórico brasileiro; e como as artes visuais transformam o Carnaval em uma experiência única são alguns tópicos que serão abordados na palestra.
“Abre Alas” constrói uma narrativa que conecta o passado, o presente e as possibilidades futuras do Carnaval. A exposição resgata as origens do Carnaval em Joinville, apresentando registros de época, fantasias e alegorias das escolas de samba Unidos da Diversidade e Príncipes do Samba. Obras de artistas regionais consagrados como Schwanke, Juarez Machado, Silvana Pohl e Lucas Davi e Alceu Bett traduzem a exuberância e a complexidade do Carnaval em múltiplas linguagens artísticas. Também integram a mostra Adilson dos Santos, Bruna Maria Sestrem, Décio Soncini, Márcio Paloschi e Smekatz.
SERVIÇO
O QUÊ: Palestra “Abre Alas – O Carnaval de Joinville entre Arte e História”, com Jean Smekatz e Katiana Machado.
QUANDO: Sábado, dia 25, às 16h.
ONDE: Galeria 33, rua Bento Gonçalves, 33, Glória.
QUANTO: Gratuito.