Search
Close this search box.

MATÉRIAS

TRILHA SONORA AO VIVO E LUDICIDADE PRESENTES NA MOSTRA DA CIDADE QUE INICIA AMANHÃ EM JOINVILLE

Durante os cinco dias de programação, serão exibidos gratuitamente uma variedade e diversidade de filmes, com direito a trilha sonora ao vivo composta especialmente pelo músico, pianista compositor e sintesista Diogo de Haro para a exibição do clássico: “A Queda da Casa de Usher” (1928), dirigido por Jean Epstein.

        Inicia na próxima quarta-feira (20), e vai até domingo (24), em vários locais da cidade de Joinville, a primeira edição do Mostra na Cidade. Serão oferecidas gratuitamente, uma variedade de gêneros cinematográficos, além de sessões adaptadas para pessoas com deficiência auditiva e visual, mostras especiais voltadas para o público infantil, filmes de diretores joinvilenses, internacionais, e muito mais. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, através da Prefeitura Municipal de Joinville, com produção da Cooperfilm.

        Um dos destaques desta edição, será a performance musical do pianista Diogo de Haro, no domingo (24), a partir das 20h30, na Galeria 33, encerrando com chave de ouro a mostra, com a exibição do clássico "A Queda da Casa de Usher" (1928), dirigido por Jean Epstein, com trilha ao vivo composta especialmente por Diogo de Haro, com trilha sonora especialmente para a obra de Edgar Allan Poe. Com sua paleta de sons matizados em sintetizadores analógicos e processadores de efeitos, de Haro faz renascer à nossa contemporaneidade os tempos em que a fantasmagoria da recém nascida sétima arte era condensada pela presença da figura do músico de cinema. A nova música, composta especialmente para o filme, impulsiona as imagens em sua trágica libertação da objetividade, delineando-se sob a influência dos afetos dos personagens. No filme Roderick Usher vive isolado em uma casa sombria ao lado de sua esposa doente. A chegada de um amigo traz à tona os mistérios e presságios sombrios que permeiam a casa Usher, em uma adaptação do conto de Poe.

        A trilha sonora ao vivo executada por Diogo de Haro para o filme "A Queda da Casa de Usher", traz uma nova camada de profundidade à obra clássica do cinema experimental francês, de Edgar Allan Poe. Utilizando sintetizadores analógicos, piano elétrico e drum machine, de Haro cria uma atmosfera sonora que dialoga com a estética expressionista do filme, realçando sua carga emocional e mística. A marcação de tambores e gongos artificiais, gerados em drum machine, sinalizam ecos de uma numerologia secreta relampejados na matemática do ritmo. Destas fórmulas mágicas afloram ambiências harmônicas densas que amplificam a tensão e a inquietude do filme, e faz renascer à nossa contemporaneidade os tempos em que a fantasmagoria da recém nascida sétima arte era condensada pela presença da figura do músico de cinema.

        De Haro dedica-se à transmutação do filme em um evento sensorial único, em uma congregação do cinema com a performance musical no escopo de se reinventar a magia da narrativa.

Sobre Diogo de Haro

        Diogo de Haro é pianista de formação clássica e acadêmica, mestre em Práticas Interpretativas - Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2008, foi aluno convidado na Musikhochshule de Colônia, na Alemanha. Atua como performer em trabalhos de artes visuais e é também autor de diversas trilhas sonoras de filmes e documentários. O artista traz influências da música de vanguarda, do minimalismo, pós-clássico, jazz experimental contemporâneo, da world music e o do post-rock. Seu último álbum, intitulado “Arcturus”, reúne explorações em que a música leva a uma viagem por um mundo interior de formas e afetos, improvisações e experimentações em sintetizadores analógicos. Haro pesquisou paletas sonoras adequadas para o que chama de meditação sinestésica, conceito que define como um exercício de escuta, no qual o ouvinte se empenha em observar, reter e depois narrar as imagens ou histórias que se criaram espontaneamente durante a audição.

        A Mostra da Cidade é um palco para a produção cinematográfica independente, promovendo e revisitando filmes. É uma oportunidade inestimável para novos e já consolidados cineastas exibirem suas obras e se conectarem com o público, fomentando a inovação e a criatividade audiovisual. A programação completa da mostra, que acontecerá no CEU do Aventureiro, na Associação Atlética Tupy e Sala de Cinema da Galeria 33, você encontra no perfil oficial do instagram:  @mostranacidade.

A Mostra na Cidade de Cinema informa mudanças na
programação para os dias 23 e 24 de novembro. Confira
as atualizações e programe-se para não perder essas
experiências incríveis! 




Sábado, 23 de Novembro
Local: Galeria33
20h30 - Filme e Performance Musical
Filme: "A Queda da Casa de Usher" (1928)
dps Performance Musical ao Vivo: Diogo de Haro
A icônica adaptação do conto de Edgar Allan Poe, com
trilha sonora composta e apresentada ao vivo. Um
momento imperdível para os amantes do cinema e da
música!

Domingo, 24 de Novembro
Local: Galeria33
19h30 - Mostra Curtas Nacional II
"Em Nome do Pai"- Direção: Diego Müller

"Para Onde Vão os Animais" - Direção: Rogério Borges
"Toca pra Diabo"- Direção: João Velho

20h30 - Mostra Curtas Internacional Il

"Anormal" - Direção: Luis Galán
"The Chop" - Direção: Lewis Rose
"Tomatic" - Direção: Christophe Saber

21h30 - Mostra Curtas Joinville
- "Caco" - Oficina Workcine
"Vício" - Direção: Anderson Dresch

-"Cinemaêutica"
- Direção: Rodrigo Brum
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/mostra-na-cidade/2714587?referrer=www.google.com.br

WhatsApp (47) 99674-6720
Enviar via WhatsApp