Além das oficinas e comercialização de artistas gráficos que acontecerão no Instituto Internacional Juarez Machado, 2ª edição da “Bicicleta – Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes”, também irá estrear três exposições, em parceria com o Museu de Arte de Joinville – MAJ.
A feira Bicicleta acontecerá entre os dias 17 e 18 de agosto, sábado a domingo, no Instituto Internacional Juarez Machado, no norte catarinense, com uma ampla programação. No ano passado passaram pela feira que tem entrada gratuita mais de 2 mil pessoas, neste ano, Renata Dias Maciel, produtora executiva do projeto que é financiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, quer dobrar esse número, tanto nas atividades paralelas, quanto na própria feira, que é uma grande vitrine para artistas visuais, com expositores que irão comercializar trabalhos que unem criatividade e produção gráfica com conceito artesanal e artístico, com variadas técnicas de impressão ou todas as modalidades que permeiam as artes gráficas, além de ser um evento para troca de informações e de relacionamento com o segmento das artes gráficas.
Foto – Gabriel Bazt
Foto 1 – Renata Dias Maciel, produtora executiva da Feira Bicicleta e mestre Bebeto
Foto 2, e 3- xilografia do mestre Bebeto
Foto 5 – o artista visual Nestor Jr
Foto 6 – Nestor Jr
A edição de 2024 da “Bicicleta – Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes”, contará com muitas novidades, uma delas será a abertura de três mostras artísticas no Museu de Arte de Joinville, um dia antes da feira de expositores, em paralelo a programação oficial que acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado, ou seja, no dia 16 de gosto, sexta-feira, a partir das 19h30, o MAJ irá abrigar em seu porão as mostras: “Grafias do Humano”, de Carlos Roberto Nascimento de Oliveira, conhecido como mestre Bebeto, “Cas(C)a- Corpo Paisagem”, do artista visual Nestor Jr e “Livros Mágicos – Uma Viagem Mística”, com organização e curadoria de Patrícia Amante. Grafias do Humano – Carlos Roberto Nascimento de OliveiraPor Jayro SchmidtInstagram: @bebetogravador
A edição Expressão Gráfica Impressa faz parte das comemorações dos 40 anos das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura, o CIC em Florianópolis, sendo a retomada de um projeto da oficina de gravura, de 2019, que não se complementou.
Aliás, as Oficinas de Arte originaram com a gravura, inicialmente com litografia, e depois com outras técnicas, assim procedendo até o momento com o empenho de Bebeto (Carlos Roberto Nascimento de Oliveira), que produziu a edição atual com gravuras de 63 alunos. Em função das tiragens, as impressões foram em serigrafia. As gravuras, de um modo geral, tendem à figuração ilustrativa, na qual sobressai o ser humano envolvido com o social, ou com a condição humana no cotidiano, tendo, em várias delas, a utilização da palavra como imagem e indicação direta da situação política infeliz de nossos dias.
Neste sentido, a edição Expressão Gráfica Impressa contempla a gravura como meio informacional da vida propriamente dita em sociedade, e vida urbana. Um contexto amplo, diversificado, o qual às vezes é contrastado com imagens da natureza, e com soluções abstratas, como se os gravadores estivessem propondo um descanso mental. Cas(C)a – Corpo Paisagem Exposição de Nestor Jr
Instagram: @nestorjrarts
Da coleta episódica de areia das dunas de Florianópolis, de conchas nas praias e a coleção de cabelos caídos recuperados pela casa são pequenas ações ritualísticas de meditação de um tempo inseguro, de registro de um tempo perigoso, que resultam num inventário rotineiro em desenhos, pinturas, fotografias, pequenos objetos e uma instalação.
Um cerimonial de tempos hostis, que mescla memória e tempo, onde o vento e água são elementos ambíguos de preservação interna e ameaça externa. Mostra – “Livros Mágicos – Uma Viagem Mística” – organização e curadoria Patrícia AmanteInstagram: @patriciaamanteartes
Livros de Artista são espaços de criação onde costuram-se narrativas com diversas linguagens poéticas, estabelecendo um diálogo entre palavras e imagens. As obras são o resultado de práticas utilizadas para traduzir a expressão visual, construindo uma narrativa imagética que foi gerada pelo texto literário de forma subjetiva. A grupa estabelece assim um elo entre as artes visuais e a literatura, trazendo para o expectador uma releitura da obra, suscitando a magia desse universo.
As 13 artistas pesquisadoras de Livros de Artista – cada qual com sua poética – criam obras que resultam em trabalhos delicados e intensos com as mais variadas matérias-primas, símbolos e valores sobre o tema.
São costuras, objetos, pinturas, fotografias gravadas e impressas que através da linha material, tangível, passam a se conectar através da narrativa como matéria recriada, compartilhando uma experiência sensível.
SERVIÇO
O Que: Mostras de Arte da 2ª edição da “Bicicleta – Feira de Artes Gráficas e Publicações Independentes”
Onde: Museu de Arte de Joinville – Rua XV de Novembro 1400 – América
Quando: 16 sexta-feira dia 16 sexta-feira também irão acontecer as oficinas no IIJM- dias 17 e 18 de agosto – sábado e domingo (feira com expositores e atividades no IIJM)
Horário: sexta-feira das 14h às 17h30 (oficinas no IIJM) e às 19h30 (abertura de 3 mostras no MAJ) 17 e 18 sábado e domingo das 10h às 19h no Instituto Internacional Juarez Machado (feira com expositores, atividades interativas, rodas de conversa e lançamento de livros) 17 de agosto, sábado – Estica Bici na AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville, a partir das 19h
Quanto: gratuito Entrada da feira, bem como, atividades e oficinas serão gratuitas – mais informações pelo instagram – @feirabicicleta
INFORMAÇÕES
Renata Dias Maciel – Produtora Executiva Telefone: 48 98152 3060
Site: https://linktr.ee/feirabicicleta
Instagram: @feirabicicleta
Dom Comunica – assessoria de comunicação Telefone: 47 99612 3517
E mail: rodrigo@domcomunica.com.br rodrigocomunica@hotmail.com
Instagram: @domcomunica