“TRABALHO DE CORPO”, INTERVENÇÃO DO ARTISTA VISUAL JEAN SMEKATZ
2ª apresentação da série de intervenções executadas em espaços públicos de Joinville, questiona o universo LGBTQIA+ em vários aspectos.
No dia 30 de março, sábado, ás 11h, no Museu Nacional de Imigração e Colonização, em Joinville, o artista visual e performer Jean Smekatz, dará sequência a série de intervenções artísticas iniciadas em dezembro, em locais emblemáticos e simbólicos da maior cidade catarinense.
O projeto que mescla, dança, teatro e artes visuais, é Intitulado “Trabalho de Corpo”, tem a curadoria da renomada atriz- dançarina, performer e professora de dança Marta Soares, e é financiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).
Jean apresentou no final do ano passado no Museu de Arte de Joinville, a performance “Derra-mar”, agora será a vez de apresentar para os Joinvilenses a performance “Rito de Éthos – Para o Armário Jamais Voltaremos”, um trabalho onde as energias das cores ganham vida. Seis bacias revelam líquidos em matizes vibrantes.
O artista, imerso na 4ª Sinfonia de Tchaikovsky, tingi tecidos e os estende no interior de um armário, criando uma pintura no campo expandido. Ao término, o armário, repleto de cores e histórias, torna-se uma testemunha da dança vibrante e poética. O artista com essa performance, que se utiliza da subjetividade, semiótica, e principalmente um termo muito utilizado no movimento LGTBTQIA+, que é o termo; ‘no armário’, onde pessoas ainda não assumiram sua opção sexual, ou seja, por medo, preconceito, retaliação por parte de amigos e familiares, esconde e isola-se na sua orientação sexual, grita por liberdade e respeito.
Segundo o artista: ‘Nós não aceitamos retrocessos nos nossos direitos, não queremos voltar a viver em guetos ou ter nossas relações não reconhecidas. Para o armário a gente não volta mais. Para a clandestinidade e a marginalidade não voltamos mais, e é muito importante expressar isso através da arte também’.
Jean Smekatz é um artista visual natural de Rio Negro, Paraná, que atualmente reside e trabalha entre Joinville, Santa Catarina e São Paulo. Sua jornada artística começou na infância, através da participação em grupos de teatro e escolas de dança, o que o levou a participar de eventos de renome internacional, como o Festival de Dança de Joinville e a Mostra Paranaense de Dança. Smekatz é bacharel em Design de Moda e estudou disciplinas do bacharelado em Artes Visuais, ambos na Universidade da Região de Joinville (Univille).Além disso, ele possui formação em artes através de cursos livres e acompanhamento de artistas e curadores da cena artística nacional, incluindo a participação na Residência Artística Expressionismo Abstrato, conduzida por Ricardo Kolb, na Galeria 33, a mesma que o representa.Smekatz executou inúmeros projetos de arte, cultura, design e moda, sendo um dos destaques a concepção do Carnaval para uma das escolas de samba mais antigas de SC, a Príncipes do Samba.
Como artista visual, ele apresentou a performance “Derra_mar”, no Centro de Artes e Design da Universidades da região de Joinville (Univille) em 2021. Em 2022 inaugurou o projeto “Galeria a céu aberto”, da Galeria Municipal Victor Kursancew, com a performance “Actus”. Em 2023 participou da coletiva Jovens artistas Catarinenses na Galeria de Arte Contemporânea da Fundação Cultural de Criciúma e Visões Catarinenses na Galeria 33.
Em 2023 o artista viabilizou via lei de incentivo o projeto Trabalho de Corpo com performances no Museu de Arte de Joinville.Smekatz integra como artista o curso na Escola da Cidade, Reflexão e Pintura com orientação do artista Paulo Pasta, também é conselheiro da AAPLAJ – Associação de Artistas Plásticos de Joinville e do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke | Mac Schwanke.
Marta Soares é dançarina e coreógrafa. Completou o One Year Course no Laban Centre for Movement and Dance em Londres. Em Nova Iorque completou o bacharelado em artes (BA) no Empire State College na State University of New York (SUNY), o Certificado em Análise de Movimento Laban (CMA) no Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS), estudou e trabalhou com a diretora e dramaturga Lee Nagrin (fundadora do grupo “The House” dirigido por Meredith Monk e ganhadora do Prêmio OBIE em dramaturgia) e nas escolas Movement Research, Susan Klein, Alwin Nickolais, entre outras. Apresentou seus trabalhos em show cases em vários teatros downtown de Nova Iorque, entre os quais destacam-se: PS 122, DIA Arts Foundation e The Knitting Factory. Recebeu a Bolsa para artistas da Fundação Japão através da qual estudou dança butô com Kazuo Ohno em Tóquio.Os seus trabalhos foram apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, tais como: Fórum Internacional de Dança em Belo Horizonte (FID), Festival Panorama Rio Arte de Dança, Festival Porto Alegre Em Cena, Festival Internacional de Dança de Recife, Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival de Dança de Joinville. Festival Temps d’Images no CentQuatre em Paris, França, Festival Queer Zagreb em Zagreb, Croácia, Festival Europália no The Single na Antuerpia, Bélgica e Festival In Transit na Haus der Culturen der Welt em Berlim, Alemanha.É mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Psicologia Clínica/Artes (Núcleo de Subjetividade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também lecionou na Faculdade das Artes do Corpo no período entre 1999 e 2012. A artista tem quatro prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na área da dança.
CRONOGRAMA DAS PERFORMANCES Performance Rito de Éthos
Quando: 30/03/2024 às 11h
Onde: Museu Nacional de Imigração e Colonização
Performance Território
Quando: 06/04/2024 às 17h
Onde: Galeria 33
Performance Rito de Éthos
Quando: 18/05/2024 às 19h
Onde: Galeria 33
Performance Território
Quando: 29/06/2024 às 11h
Onde: Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
Performance Derra-mar
Quando: 20/07/2024 às 19h
Onde: Galeria 33
SERVIÇO
O Quê: Performance Rito de Éthos
Quando: 30 de março de 2024 – sábado
Onde: Museu Nacional de Imigração e Colonização – MNIC, Rua Rio Branco, 229 – Centro, Joinville – SC
Horário: 11h
Quanto: entrada gratuita
Fotos – Cheila Wiggers