No dia 05 de junho a 2a Delegacia Regional de Polícia Cívil de Joinville recebeu a primeira obra do Projeto Brasão Cultural, realizado via Lei de Incentivo á Cultura, com responsabilidade técnica da Produtora A8 Planejamento Social.
Na foto Eunice Deckmann, Adriana França, Dep.Fernando Krelling, Artista Tenessee Liz, Soraia Bianca Momm, Delegados Rafaello Ross e Tânia Harada e Inaura Orzechowski.
O objetivo do projeto é divulgar a arte em suas mais variadas formas e cores e propõe trazer a 12 delegacias de Joinville, o trabalho da artista mosaicista Tenessee Liz, conhecida por suas obras em mosaico contemporâneo. As 12 obras irão ilustrar o Brasão da Polícia Civil, símbolo histórico que foi explorado dentro do objetivo principal do projeto que é trazer arte e cultura a ambientes considerados ‘frios e sem vida’, levando ‘humanização’ as Delegacias de Policia Civil de Joinville.
O conteúdo histórico dos brasões, e seus contextos foram explorados em paralelo pela artista, que usou pastilhas de vidros e torquês de roldana específica para os materiais utilizados. Durante o lançamento do evento os convidados apreciaram toda a meticulosa precisão e pesquisa com que a artista reproduziu todos os elementos do brasão com a originalidade e características próprias de seus trabalhos.
A ideia para o Projeto Brasão Cultural surgiu há dois anos e teve como principais incentivadores os Delegados Tânia Harada e Rafaello Ross e a Supervisora Operacional Soraia Bianca Momm Rosa. Harada destacou que a arte é um contraponto importante na segurança pública, além de enfatizar sua surpresa com a beleza do brasão concluído.
Adriana França é a produtora cultural responsável pelo projeto, falou sobre a contrapartida social do que irá alcançar 200 crianças de 03 instituições de Joinville, citando o Instituto Jardins a Fundação Padre Fachinni e o Centro Educacional Dom Bosco, que receberão oficinas com conteúdos artísticos onde cada uma das crianças irá confeccionar um mosaico junto com a artista Tenessee Liz. Os apoiadores do Projeto foram RHBrasil, Martinelli Advogados e Schulz.
Sobre a artista:
Tenessee Liz é natural do Rio Grande do Sul, radicada em Joinville há 15 anos, possui seu Ateliê de mosaicos, no Centro Turístico e Comercial da Expoville, onde ensina as diferentes técnicas de Mosaico para suas alunas, e sempre está aprendendo e se especializando em novas técnicas, com renomados mosaicistas a exemplo de Patrícia Ono de Curitiba, Lu Rizzi, que mantém ateliê em Búzios-Rio de Janeiro e do mestre mosaicista Fernando Bekir, da Argentina.
Mosaicista Tenessee Liz com sua família , Fernando Oliveira, Patrícia e Gabriel Liz.
Com nove anos de pesquisas e trabalhos com mosaico, Tenessee participou de exposições coletivas e individuais, além de participar da montagem e instalação do painel em mosaico no Portal da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Regional, tem também obra pública instalada no Mercado Público Municipal de Joinville, na local apresenta um painel de mosaico fazendo a releitura de uma obra de Franz Xaver Winterhalter, que retrata a Princesa Dona Francisca de Bragança, casada com o Príncipe de Joinville.