Pela primeira vez as esculturas do artista argentino Federico Casal são apresentadas em conjunto numa exposição individual no Brasil.
No próximo dia 15 de abril o Instituto Internacional Juarez Machado inaugura a exposição intitulada “ Pés-no-Chão” totalizando treze obras inéditas do escultor nascido em Buenos Aires em 1975.
Federico Casal recebeu seus primeiros ensinamentos artísticos ainda na infância por influência de sua mãe Alícia Rodriguez professora na Escola de Belas Artes na capital da Argentina. Adulto, passou a trabalhar com solda industrial para os espaços cenográficos nos teatros, fazendo do ferro seu elemento de expressão. Atualmente compõe imagens tridimensionais com o uso de eletrodos em metais soldados.
“Federico Casal integra a geração de artistas sul-americanos que fundamentam sua arte no discurso com linguagem figurativa e de caráter social e comportamental. Nesta exposição para Joinville propusemos ao artista a criação de obras que remetessem à bicicleta e suas variações de movimento, equilíbrio, velocidade, mitologia e geometria”, explica o curador da mostra e também presidente do Instituto, Edson Machado.
Para o artista, o título “ Pés-no=Chão” veio inspirado por um poema do escritor brasileiro Nivaldo Duarte e tem o significado “de buscar a evolução humana mas manter-se realista, ou seja, viver sem ilusões a vida como ela é, equilibrando sonhos e realidade”.
A exposição tem a inauguração no sábado dia 15 de abril às 10 horas e permanece aberta à visitação até o dia 27 de maio de terça-feira à sábado das 9 às 18 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages, 994 em Joinville, SC.