O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e a campanha ressalta a importância do diagnóstico precoce
A partir deste sábado, 01, até dia 31, a fachada do Garten Shopping estará iluminada com a cor rosa. A ação em homenagem ao Outubro Rosa faz parte das atividades de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce.
A campanha Outubro Rosa, que tem como símbolo o laço cor-de-rosa, simboliza a luta contra a doença e estimula o engajamento da população. A campanha, atualmente, possui fachadas iluminadas em todo o mundo, em apoio e conscientização à causa. O objetivo é divulgar informações sobre as formas de proteção e diagnóstico precoce da doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade. Além de iluminar a fachada, durante o mês de outubro o Garten Shopping ainda realizará uma palestra em parceria com o CHO- Centro de Hematologia e Oncologia de Joinville, no dia 20.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer- INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado de forma adequada, o prognóstico é positivo na maioria dos casos. Ainda segundo dados do INCA, no Brasil as taxas de mortalidade continuam elevadas e uma das causas é o diagnóstico em estágio avançado.
Sintomas do Câncer de Mama
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Por isso, é tão importante a prática do auto exame.