Florianópolis recebe o escritor, poeta e artista visual paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro para uma sessão de autógrafos e abertura da exposição “Corações Alados”, no Café del Mar, com curadoria de Edson Busch Machado
Promovido pelo Instituto Montes Ribeiro, em parceria com o Café del Mar,
acontece dia 8 de julho, naquele estabelecimento, em Florianópolis, a sessão de autógrafos e abertura da exposição de artes “Corações Alados”, do escritor, poeta e artista visual paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro.
O evento tem curadoria de Edson Busch Machado, com entrada franca. Sobre o livro Corações Alados, Editado pela AmoLer, (83 páginas, Blumenau, SC), bilingue, (português-espanhol), o livro contém poemas, escritos e cartas de amor. Segundo Terezinha Manczak, (Blumenau S/C), poeta, editora e produtora cultural “não são frases de efeito jogadas ao vento por quem apenas sonha, mas palavras de um amor romântico e delicado. Versos revestidos de certezas e
cumplicidade, já vivenciados.”
Este é o décimo livro do escritor/poeta. A tradução para o espanhol é da
professora Nídia Cárita dos Santos Andrade Cortez, (Brasília, DF), e segundo
ela “A leitura é gostosa e envolvente, simples e nos prende porque nos deixa
com aquele gostinho de querer saber o que vai acontecer. Ficou ótimo. Com
cara de diário. Confidências. Segredos. Mistérios e muitas intimidades.” A
Ilustração da capa do livro é de autoria de Montes Ribeiro.
Para o Jornalista e Presidente da Academia Poética Brasileira Mhario Lincoln: “No fundo, esse coração alado de Luiz Arthur acaba lhe sendo o acalanto para a ansiedade de amar a si e a outrem. Porém, de forma singela, apesar dos
flamejantes versos sensuais, dando moldura ao que pode ser conceituado
como um amor completo.” A capa do livro é de autoria de Montes Ribeiro.
Sobre a exposição Corações Alados
Luiz Arthur Montes Ribeiro é um artista completo, com reconhecimento em
diversas áreas das artes visuais. Iniciou seus estudos, nas artes, aos 13 anos
de idade. Com marcante traço, seus trabalhos recebem uma explosão de
cores, o que caracteriza as obras deste artista que comemora seus 32 anos de
atividades neste 2022.
Nesta exposição ele apresenta 12 obras, em variadas dimensões e técnica
mista sobre papel, (aquarela líquida, aquarela em pasta, tinta de caligrafia,
aguada de acrílica, nanquim e grafite), denominadas de “Minhas artérias estão
vivas”. “São trabalhos abstratos, expressivamente coloridos, que nos remetem ao bem-viver e ao pulsar do sangue em nossas artérias, ou seja: viver a vida em sua plenitude. Comenta Montes Ribeiro.”
Segundo a artista visual Dallwa Lobo, que também foi professora de artes do Museu Alfredo Andersen, Curitiba: Montes Ribeiro tem “tanta liberdade entre tantas técnicas disponíveis, ele nos transmite segurança, gerada pelo conhecimento. Caminha com facilidade entre a figuração, abstração, também nas perfornances, instalações e objetos. Não se incomoda de nos mostrar entre os dois polos, e suas diferenças.”
Para a artista Visual Judet Bilibio, (ex Secretária de Cultura de Cascavel (Pr), “suas obras revelam a sensibilidade do artista que explora a cor, o movimento e a liberdade de expressão, falam de suas vivencias, declara seu amor a vida e ao ato de amar, suas alegrias e tristezas. Um artista que se propôs a caminhar entres as artes plásticas e a literatura, de fazer arte, convocando o público a estabelecer um diálogo profundo consigo mesmo e com cada uma das obras que observa.”
O escritor/poeta e artista Luiz Arthur Montes Ribeiro é natural de Ponta Grossa (Pr). Vive e trabalha em Curitiba desde 1980.
É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, tem aperfeiçoamento em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É diretor do Instituto Montes Ribeiro e membro efetivo do Centro de Letras do Paraná. No período de 2007 a 2012, Montes Ribeiro viveu em Itapoá (SC), onde teve considerável destaque no mundo da literatura, artes visuais e gastronomia naquela cidade, em São Bento do Sul, São José, Blumenau e Florianópolis, sendo presidente de duas academias e letras e vice presidente de uma academia estadual.
Nesse período recebeu várias homenagens e títulos por sua atuação. Tem reconhecimento nacional na literatura e nas artes visuais, sendo destaque em revistas nacionais e internacionais. Mantém sua própria loja virtual www.luizarthur.com.br na qual apresenta seus livros e suas obras de arte. Também, nessa página, há uma sessão de gastronomia e outra de memórias das famílias “Montes e Ribeiro”: Mantém o blog https://luizarthurarteegastronomia.blogspot.com Sobre o Instituto Montes Ribeiro O Instituto Montes Ribeiro foi criado para preservar a memória das Famílias “Montes” e “Ribeiro”.
A primeira originária da Espanha e a segunda dos Campos Gerais (Paraná). Neste momento, o IMR está disponível, virtualmente, pelo seguinte endereço: https://luizarthur.com.br/instituto-montes-ribeiro/ O IMR possui um amplo acervo reunido ao longo de três décadas de pesquisa e catalogação, com mais de 3200 peças que narram a história do Paraná.
Destacam-se no acervo 400 obras de arte de artistas brasileiros, africanos, franceses, estadunidenses e mexicanos. Também há mobiliário, prataria, louças, indumentária, documentos, fotografias, vídeos, numismática e livros.
É patrono Arthur João de Maria Ribeiro, falecido em outubro de 2011. O Instituto desenvolve projetos nas áreas das Artes Visuais, Literatura, Gastronomia e Educação. A narrativa da história destas famílias, através de objetos, documentos e obras de arte, também se mescla à própria narrativa da história e da cultura paranaenses.
Serviço:
Sessão de autógrafos e abertura da exposição de artes visuais “Corações Alados” do escritor/poeta e artista visual paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro Curadoria: Edson Busch Machado Parceria: Instituto Montes Ribeiro e Café Del Mar
Local: Café del Mar
Data: 8 de julho, das 18h às 21h Endereço: Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20 – Centro – Florianópolis – SC
A exposição permanecerá até 8 de agosto, de segunda-feira a sábado das 8:30min às 21h. Aos domingos e feriados das 16h às 21h.