No dia 22 de junho das 19h às 21h às professoras, doutora em História Maria de Fátima Piazza e a doutoranda em História Giane Maria de Souza, irão realizar a oficina “A paisagem no papel e a circulação da obra de arte”, em parceria com o site de formação e difusão cultural “Arte na Cuca”.
As inscrições serão realizadas pelo Sympla, e a oficina acontecerá por meio da plataforma do Google Meet. O investimento é de R$40 por participante com 50 vagas disponíveis.
O objetivo da formação é apresentar a paisagem no papel por meio de um conjunto de imagens impressas em catálogos de exposições, em jornais e capas de revistas. Serão abordadas algumas questões relacionadas à reprodutibilidade técnica da obra de arte, segundo Walter Benjamin, a pintura de paisagem, a cultura impressa, as coleções e os colecionadores.
Durante o evento, serão apresentados um conjunto de imagens da América do Sul, do Brasil, Uruguay e Argentina, como “Capilla Jackson (Atahualpa)”, “Bahía de Guanabara”, “Paisaje de La Fuente Salus”, “Cataratas del Iguazú” (tríptico), “La Isla”, “Laguna Noire”, “Pinos en Tormenta”, entre outras. Essas imagens são de óleos sobre tela que integram coleções públicas e privadas e que permitem ao historiador investigar o patrimônio artístico, os espaços expositivos, a circularidade das imagens, entre outras questões.
Sobre as ministrantes
Maria de Fátima Fontes Piazza – Doutora em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História Da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora do mesmo Programa (PPGH/UPSC). Mestre em História pela Universidade de Brasília (UNB). Desenvolve pesquisa na área de História dos Intelectuais, Cultura impressa e suas interfaces com o campo artístico. Organizou as obras:“Intelectuais: trajetórias, mediações culturais e engajamentos” (CRV, 2019) e “Cultura Impressa: das páginas dos periódicos à circularidade da arte gráfica”. (Appris, 2019).
Giane Maria de Souza – Possui graduação em História pela Univille. Mestrado em Educação pela Unicamp. Trabalha como especialista cultural no Arquivo Histórico de Joinville. Doutoranda em História pela UFSC. É autora do livro A cidade onde se trabalha – a propagação ideológica do autoritarismo estadonovista em Joinville, Editora Maria do Cais – Itajaí/SC -2008. Dirigiu o documentário Burguesa: histórias de gente e de lixo (2008). É coordenadora do GT de Patrimônio Cultural – Anpuh/SC e Coordenadora Técnica do Sistema Municipal de Museus de Joinville.
Todo o valor arrecadado será repassado ao projeto “Arte na Cuca”, que optou por destinar parte deste valor, a compra de cestas básicas para a comunidade indígena da aldeia Tekoa Tarumã (Araquari/ SC).
Inscrições neste link https://www.sympla.com.br/oficina-a-paisagem-no-papel-e-a–circulacao-da-obra-de-arte__1243004